11/01/2016

Museu do Amanhã inicia série de palestras sobre o futuro

Público poderá assistir a palestras sobre vários temas com cientistas de renome no auditório do museu (Foto: Byron Prujansky/Divulgação)

Evento será comandado por cientistas que elaboraram Exposição Principal.
São seis estudiosos de universidades do Brasil e do exterior

O Museu do Amanhã abre nesta terça-feira (12) o projeto "A ciência nos bastidores do Museu", em que cientistas que ajudaram a criar a Exposição Principal realizam bate-papos informais com o público sobre as principais perspectivas para o futuro dentro das áreas de pesquisa abordadas pelo Museu do Amanhã.

Pesquisadores das áreas de ciências Exatas, Humanas e Biológicas, ligados a universidades do Brasil e do exterior, ajudarão os visitantes a desvendar os detalhes e desafios envolvidos no planejamento da exposição.

Na primeira palestra, o astrônomo Alexandre Cherman, da Fundação Planetário da Cidade do Rio, apresenta o processo de criação do Cosmos, primeira experiência da Exposição Principal, e os desafios no campo da Astronomia.

No dia 14, o climatologista Carlos Nobre fala sobre as mudanças climáticas e o impacto do homem no clima atual, um dos temas do Antropoceno, experiência central da exposição.
Também falarão ao público o curador do museu, Luiz Alberto Oliveira (dia 19); o economista e ambientalista Sérgio Besserman (dia 21); o biofísico Henrique Lins de Barros (dia 26) e o médico e professor Benilton Bezerra (dia 28). 

A entrada é gratuita, mas os interessados devem se inscrever até 24 horas antes de cada palestra preenchendo um formulário. As palestras são realizadas no auditório do museu e começam sempre às 17h30.

Por G1 Rio