10/01/2016

O Memorial da América Latina apresenta a exposição “União Soviética através da Câmera”

Imagem divulgação

O Memorial da América Latina apresenta a exposição “União Soviética através da Câmera”. São, ao todo, 200 imagens feitas por seis fotógrafos da geração que começou a retratar a antiga potência comunista na década de 1950. Algumas das fotos foram publicadas em grandes jornais, outras passaram décadas guardadas antes de chegar ao público.

Em comum, os seis nomes representados na exposição têm a negação do período stalinista pela estética construtivista. Muitas fotos eram apenas arquivos pessoais, já que não podiam ser divulgadas por causa da censura. As imagens só puderam ser divulgadas a partir da abertura promovida por Mikhail Gorbachev, na década de 1980.

Viktor Akhlomov, Yuri Krivonossov, Antanas Sutkus, Vladimir Lagrange, Leonid Lazarev e Vladimir Bogdanov apresentam olhares distintos sobre a sociedade soviética.

Além de apreciar o trabalho dos artistas, o público também terá a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura do leste europeu.

Em São Paulo/SP, o Memorial da América Latina está localizado na Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda. Telefone: (11) 3823-4600.

Por Conhecendo Museus.