23/05/2016

Cientista em materiais defende uso de nióbio para melhorar performance do aço


Amplamente utilizada em carroçarias para atender as exigências de redução de peso e melhoria de segurança, a conformação a quente pode gerar aços de comportamento frágil em determinadas condições, relacionadas a limpezas, processamentos e reações de corrosão em serviço.
Uma solução para a melhoria de desempenho é a aplicação de microligas de nióbio, que é um dos metais mais resistentes à corrosão e a temperaturas extremas. A sugestão é do Ph.D. em Ciência dos Materiais, Hardy Mohrbacher, sócio-diretor da NiobelCon, que participará do 9º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Nanotecnologia. Com indústria, academia e governo, o encontro será realizado no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), em São Paulo, dia 7 de junho.
De acordo com Mohrbacher, a aplicação de microligas de nióbio tem resultado em melhorias significativas para o desempenho do aço, que envolvem redução da sensibilidade às condições desfavoráveis e entrega de maior maleabilidade ao produto. “Estes efeitos estão relacionados à formação de nanopartículas no aço, o que influencia positivamente a sua microestrutura”, adianta o engenheiro.
Hardy Mohrbacher é Ph.D. em Ciência dos Materiais e mestre em Engenharia Mecânica. Trabalhou em siderúrgicas europeias com foco em aplicações automotivas de aço e solda a laser. Há mais de 10 anos, dirige empresa de consultoria especializada em design de liga e otimização para aço, ferro fundido, metais duros e alumínio. Também é professor associado em universidades da Europa e da China, onde ministra cursos sobre metalurgia.
“Os simpósios da SAE BRASIL elevam o debate, aprofundam o conhecimento tecnológico e preparam os profissionais da engenharia para os desafios competitivos atuais e futuros”, aponta Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.
PROGRAMAÇÃO
08h – Abertura com Marco Colosio, chairperson do 9º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Nanotecnologia.
Painel “Avanços das Tecnologias dos Materiais Ferrosos no Setor Automotivo”
08h30 – Palestra “Otimização da Conformação a Quente de Aços com Nanoprecipitados a Base de Nióbio”, com Hardy Mohrbacher, sócio-diretor da NiobelCon.
09h – Palestra “Avançados Aços de Alta Resistência – Próxima Geração”, com Alexandre Cortez, especialista em Desenvolvimento de Projetos Automotivos da ArcelorMittal.
09h20 – Palestra “Soluções Leves – Tecnologias e Tendências para o Mercado Brasileiro”, com Frederico Hirota, gerente técnico da Benteler.
09h40 – Palestra “Recentes Desenvolvimentos dos Aços AHSS e PHS para o Segmento Automotivo – Desafios e Estratégias”, com Augusto de Oliveira, coordenador da Engenharia de Aplicação de Produtos e Soluções Inovadoras da CSN.
Debate moderado por Mauro Paraiso, gerente de Materiais Metálicos da Mercedes-Benz.

Painel “Avanços das Tecnologias dos Não Ferrosos no Setor Automotivo”
10h55 – Palestra “Tecnologia em Estampagem de Alumínio para o Setor Automotivo”, com Fabio Meneghine, gerente da Área de Acabamento da Novelis.
11h15 – Palestra “FSW (Friction Stir Welding) em Aplicações Automotivas”, com Paulo Kaneji Kodama, supervisor de Contas da ALCOA.
11h35 – Palestra “Alumínio de Alta Resistência para Sistema de Absorção de Impacto em Veículos de Passeio”, com Carolina Sayuri Hattori, engenheira da Votorantim Metais.
Debate moderado por Roberto Garabosky, da Ford.

Painel “Novos Materiais na Soldagem Automotiva”
12h05 – Palestra “Sistemas de Exaustão : Soluções para Aumentar a Produtividade e Reduzir os Custos de Fabricação”, com Jay Coubrough, gerente de Produto Global da ESAB.
12h25 – Poster Session: Soldagem Automotiva.
Debate moderado por José Castillo, assessor de Engenharia do Produto da General Motors do Brasil.

Painel “Avanços das Tecnologias dos Materiais Poliméricos e Nanotecnologia no Setor Automotivo”
14h05 – Palestra “Overview da Nanotecnologia Automotiva”, com Adriano Marim, pesquisador do IPT.
14h35 – Palestra “Desenvolvimento de Aplicações de Materiais Poliméricos no Setor de Transporte”, com Gustavo Spina de Almeida, coordenador de Tecnologia do SENAI.
14h55 – Palestra “Estudo e Caracterização de um Compósito de Polipropileno e Pneu em Pó para Uso em Encapsulamento de Motor”, com Kelly Cristina Lixandrão, doutoranda em Nanociências e Materiais Avançados da UFABC (Universidade Federal do ABC).
Debate moderado por Flavio Lemos, líder técnico da EDAG.

Painel “Materiais Avançados & Engenharia de Superfície”
15h20 – Palestra “Soldagem AHSS”, com Marcelo Carboni, gerente de Desenvolvimento da CBMM.
15h40 – Palestra “Efeitos Tribológicos da Qualidade Superficial de Chapas na Vida Útil de Ferramentas de Estapagem”, com João Henrique Souza, supervisor de Pesquisa & Desenvolvimento da Brunning.
16h – Palestra “Soluções em Revestimento de Matrizes para Conformações em Aços de Alta Resistência (Cold Forming/ Hot Forming)”, com Marcos Lima, gerente de Contas da Oerlikon.
16h20 – Palestra “O Laser na Manufatura Aditiva e no Tratamento Térmico”, com Diogo Corazza, engenheiro de Aplicação da Trumpf.
16h40 – Palestra “Novos Materiais para Arames”, com Vincent Vermeersch, gerente de Mercado Global da Belgo Bekaert Arames.
Debate moderado por Jesse Paegle, sócio-diretor da JWP Engineering & Consulting.

17h – Encerramento com Plínio Cabral Jr., diretor da Seção Regional São Paulo da SAE BRASIL.
9º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Nanotecnologia
Data: 7 de junho, das 8h às 17h.
Local: Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT (Auditório do Prédio 50) – av. Profº Almeida Prado, 532, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br