03/05/2016

Pesquisadores da Fiocruz descobrem nova espécie de mosquito


Pesquisadores da Fiocruz Rondônia, Amazonas e Rio de Janeiro publicaram artigo na revista Zookeys (em inglês) sobre uma nova espécie de mosquito maruim coletada no município de Porto Velho (RO).
Identificada no gênero Culicoides, a nova espécie pode transmitir a febre do Oropuche e outras doenças normalmente transmitidas por insetos desse mesmo gênero, que são popularmente conhecidos como maruins ou mosquitos pólvora.
A espécie recém-descoberta foi denominada de Culicoides hildebrandoi, em homenagem ao pesquisador Luiz Hildebrando Pereira da Silva, parasitologista da Fundação, que dedicou anos ao estudo de doenças tropicais como a malária e a doença de Chagas.
O trabalho resultou na coleta do Culicoides hildebrandoi e de outras 20 possíveis novas espécies de maruins. Os exemplares do inseto foram depositados na coleção biológica do Rio de Janeiro e no laboratório de ecologia de doenças transmissíveis da Amazônia, em Manaus.
O estudo foi desenvolvido pelo pesquisador da Fiocruz Rondônia, Jansen Fernandes Medeiros, pelo doutorando do Programa de Pós-Graduação em Biologia Experimental da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), Antônio Marques Pereira Júnior. Também participaram do estudo os pesquisadores Emanuelle de Sousa Farias, Felipe Arley Costa Pessoa, Maria Clara Alves Santarém e Maria Luiza Felippe-Bauer.
Fonte: Agência Fiocruz