21/05/2016

'É bom largar os cadernos', diz aluno sobre programa reconhecido na ONU




Desta vez, os alunos do sexto ano do Colégio Estadual Santa Rosa, em Curitiba, saíram da sala de aula para entender melhor o que são solos, como se formam e como funciona a interação com o homem. Desta vez, "largaram" os cadernos, como disse Douglas Oliveira Kozyel, de 12 anos.

A aula especial foi uma visita ao Programa "Solo na Escola", desenvolvido há 13 anos pelo Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e que agora foi reconhecido internacionalmente ao ser incluído na "Plataforma Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável" da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO/ONU).

“No livro a gente aprende só algumas coisas. No passeio, a gente aprende coisas mais interessantes. O melhor é vir aqui, é melhor do que aprender só pelos livros, pelos cadernos. É bom para largar um pouco os cadernos”, resumiu Douglas.

A Exposição Didática de Solo tem diferentes bancadas nas quais os bolsistas do programa trabalham assuntos relacionados ao tema. Os alunos podem tocar em diferentes tipos de solo, perceber a textura e, através de experimentos simples, por exemplo, entender como o solo filtra a água da chuva.

Leia mais em G1PR

Fonte: Bibiana Dionísio/G1PR
Foto: Bibiana Dionísio/ G1 PR