Desta vez, os alunos do sexto ano do Colégio Estadual Santa Rosa, em Curitiba, saíram da sala de aula para entender melhor o que são solos, como se formam e como funciona a interação com o homem. Desta vez, "largaram" os cadernos, como disse Douglas Oliveira Kozyel, de 12 anos.
A aula especial foi uma visita ao Programa "Solo na Escola", desenvolvido há 13 anos pelo Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e que agora foi reconhecido internacionalmente ao ser incluído na "Plataforma Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável" da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO/ONU).
“No livro a gente aprende só algumas coisas. No passeio, a gente aprende coisas mais interessantes. O melhor é vir aqui, é melhor do que aprender só pelos livros, pelos cadernos. É bom para largar um pouco os cadernos”, resumiu Douglas.
A Exposição Didática de Solo tem diferentes bancadas nas quais os bolsistas do programa trabalham assuntos relacionados ao tema. Os alunos podem tocar em diferentes tipos de solo, perceber a textura e, através de experimentos simples, por exemplo, entender como o solo filtra a água da chuva.
Leia mais em G1PR
Fonte: Bibiana Dionísio/G1PR
Foto: Bibiana Dionísio/ G1 PR