14/05/2016

Cientista paraense Gaspar Vianna é homenageado em quadrinhos


O patologista paraense Gaspar Vianna foi homenageado nesta quinta-feira (12) com o lançamento de uma revista em quadrinhos e um selo postal comemorativo durante sessão especial na Assembleia Legislativa do Pará. As obras relembram a trajetória do médico responsável pela descoberta da cura da leishmaniose. 

Nascido em Belém em maio de 1885, Gaspar Vianna teria completado 131 anos na última quarta-feira (11). Considerado pela comunidade acadêmica como um dos maiores cientistas da história do Pará, o médico trabalhou ao lado de Oswaldo Cruz e morreu no bairro do Botafogo, no Rio de Janeiro, no dia 15 de junho de 1914 após contrair uma doença durante um exame de necropsia. 

As homenagens são uma iniciativa da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV),  hospital que recebe seu nome. O selo postal foi feito em parceria com os correios, enquanto a revista em quadrinhos "Gaspar Vianna" - legado de um herói" é fruto da colaboração entre o  Ruy José e  Joe Bennet, que há 20 anos trabalha para as maiores editoras de quadrinhos do mercado norte-americano, Marvel e DC Comics.
Herói da vida real
Segundo o desenhista Joe Bennet, está é a primeira vez que ele retrata um herói da vida real. "Fui convidado pelo setor de comunicação da Fundação, que me propôs transformar o Gaspar Vianna em um herói em quadrinhos. Concluímos que o mais interessante 
seria uma abordagem à la Neil Gaiman, tipo Sandman, e nós trilhamos este caminho. Fizemos uma história que não é simplesmente a biografia do doutor Gaspar, mas o lado onírico disso tudo", explica.
A história tem 40 páginas coloridas, com linguavem voltada ao público infanto-juvenil, e será distribuída para alunos do ensino médio.

"Pesquisado a vida de Gaspar Vianna percebemos que seu antagonista principal era a própria morte. Ele viveu a vida de uma pessoa normal, e teve um fim trágico. Então a morte, que é representada pela mulher de preto, é o grande inimigo do cientista. É ela que conta a história do Gaspar Vianna, que continua salvando vidas graças as suas descobertas", conclui Bennet.

Fonte: G1 PA
Imagem: Divulgação / Agência Pará