12/05/2016

Sarney Filho (PV), ministro do Meio Ambiente do governo Temer


Líder do Partido Verde na Câmara, o deputado federal Sarney Filho (PV-MA), de 58 anos, foi escolhido como Ministro do Meio Ambiente do governo de Michel Temer. Conhecido por ter uma posição de antagonismo com o agronegócio, esta é a segunda vez que ele vai assumir a pasta, depois de chefiá-la no governo de Fernando Henrique Cardoso.

Filho do ex-presidente da República José Sarney, Zequinha, como é conhecido, é natural de São Luis. Começou na vida política aos 21 anos, em 1978, quando foi eleito deputado estadual. Em 1982, elegeu-se deputado federal, cadeira que ocupa até hoje - seu 8º mandato seguido.

Nesse período, presidiu diversas comissões, como a Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias da Câmara dos Deputados e Comissão Externa Demarcação de Terras Indígenas. Em 1997, liderou a criação da Frente Parlamentar Ambientalista para o Desenvolvimento Sustentável, a qual coordenou até 1999.

Em 1999, foi convidado para assumir o Ministério do Meio Ambiente no governo FHC, chefiando a pasta até 2002, quando seu então partido, PFL (atual DEM), rompeu com o governo.

Em 2003, Zequinha atuou como relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou o Tráfico de Animais e Plantas Silvestres Brasileiros, a Exploração e Comércio Ilegal de Madeira e a Biopirataria no país.

Filiado ao PV desde 2005, é o atual líder da bancada do partido, além de coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista.

Saída do Ministério
A saída de Sarney Filho do Ministério do Meio ambiente em 2002 aconteceu após uma tensão entre sua irmã, Roseana Sarney, então pré-candidata do PFL à presidência e o governo FHC.
O racha foi por conta de uma operação de busca e apreensão da Polícia Federal na empresa Lunus, de Jorge Murad, marido de Roseana. A ação foi determinada pela Justiça de Tocantins, que apurava fraudes na antiga Sudam. Na época, Roseana disse que a ação poderia ser evitada, o que motivou o rompimento do partido com o governo.

Fonte: G1
Foto: O Estado