06/05/2016

Unesp inaugura Museu de Arqueologia Regional em Prudente


O Museu de Arqueologia Regional, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), foi inaugurado nesta quinta-feira (5), às 15h, em Presidente Prudente. A solenidade é aberta ao público e aos pesquisadores da área.

De acordo com a Unesp, um dos destaques do museu é a sala de exposição “José Luiz de Morais”, que oferece para a comunidade materiais arqueológicos de grupos indígenas agricultores Guarani (grupo Tupi-Guarani), Kaingang e Kaiapó (Grupo Jê) pré-históricos, representados por cerâmicas, pedras lascadas e pedras polidas, assim como de grupos caçadores-coletores, representados por  pedras lascadas (notadamente pontas de flecha, raspadores e furadores).
Segundo a curadora Neide Barroca Faccio, “esses materiais apresentam contextos de sítios datados de 250 a 1.668 anos Antes do Presente”.

Com prévio agendamento, o museu ainda abre espaço para os visitantes realizarem oficinas como as de argila (confecção de potes), arte rupestre, pintura em cerâmica Guarani e lascamento em pedra. O espaço também oferece oficinas e cursos de atualização para professores.

De acordo com a curadora do museu, a docente Neide Barroca Faccio, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), as visitas monitoradas têm como objetivos tornar conhecidas as etapas do trabalho do arqueólogo no campo e no laboratório, a origem e a história das peças em exposição e, ainda, informar sobre o modo de vida dos índios que confeccionaram os objetos.

“O objetivo é apresentar o museu como um todo: pesquisas de campo, curadoria, pesquisas de laboratório, exposição dos materiais estudados, educação patrimonial e publicações”, afirmou a professora.

Ainda segundo a Unesp, o museu também é formado pelo Laboratório de Arqueologia Guarani e de Estudos da Paisagem. Conforme a curadora, o laboratório tem como foco o trabalho na evidenciação e no registro de sítios arqueológicos no Estado de São Paulo, porém, “é possível fazer curadoria e estudo de materiais líticos e cerâmicos pré-históricos, e estudos do patrimônio histórico (vestígios de edificações, louças, porcelanas, vidros e metais)”, ressaltou.

Além das curadorias e das pesquisas, o laboratório realiza restauro de vasilhas cerâmicas indígenas pré-históricas para apresentá-las à comunidade. Segundo Neide, o estudo de técnicas de restauro de vasilhas arqueológicas tem contribuído para a divulgação da cultura de grupos indígenas cuja importância para a formação da cultura brasileira é reconhecida.

A instituição fica no Núcleo Morumbi da Unesp, localizado na Rua Cyro Bueno, 40, no Jardim Morumbi, em Presidente Prudente.

Fonte: G1
Foto: Divulgação