16/05/2016

Primeiro transplante de pênis nos EUA realizado em homem de 64 anos


Um homem de 64 anos que perdeu a maior parte do pênis devido a câncer está se recuperando bem depois de ter sido submetido à primeira cirurgia de transplante peniano nos Estados Unidos, anunciaram hoje os médicos. A operação de 15 horas ocorreu no início deste mês no Massachusetts General Hospital, em Boston, e é a terceira do gênero efetuada em todo o mundo.

"O doente, Thomas Manning, de 64 anos, de Halifax, Massachusetts, continua se recuperando bem, com a circulação sanguínea restabelecida no órgão doado e sem sinais de hemorragia, rejeição ou infeção", indicou o hospital em comunicado.

"Apesar de o doente se encontrar ainda numa fase inicial do processo de cicatrização pós-cirúrgico, os seus médicos afirmam estar cautelosamente otimistas de que ele recuperará a função perdida em 2012", acrescenta-se na nota divulgada.

O pênis veio de um dador morto cujos tipo de sangue e cor de pele eram compatíveis com os de Manning, que expressou gratidão ao dador e respetiva família, que solicitou o anonimato, e disse que queria divulgar a sua história para acabar com a vergonha e o estigma associados à perda do pênis.

Os médicos do Massachusetts General Hospital estão trabalhando no procedimento há mais de três anos, inclusive praticando em cadáveres, com o objetivo de aperfeiçoarem a técnica antes de a disponibilizarem a um número maior de candidatos, particularmente soldados que sofreram danos ou mutilação genital em cenários de guerra.

O primeiro transplante peniano do mundo foi feito na China em 2006, mas foi posteriormente removido devido a "um grave problema psicológico do receptor e da sua mulher", indicaram os médicos.

Foi na África do Sul que foi anunciado, no ano passado, o primeiro transplante bem-sucedido. O órgão doado foi reimplantado num jovem de 21 anos que havia perdido o pênis numa circuncisão mal feita.

Fonte: Diário de Notícias
FOTO: REUTERS/MICHAEL BUHOLZER